Desde 2012, 80 mil condutores foram flagrados ao celular em rodovias
A atividade de dirigir com segurança exige muita atenção, o tempo todo. Qualquer distração ao volante pode provocar um acidente, e os motivos para desviar a atenção são muitos: conversar, procurar objetos, mexer em equipamentos, olhar para propagandas, paisagens, sonolência, e muitos outros. Mas atualmente o campeão em termos de desviar a atenção do condutor é o telefone celular. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, desde 2012, mais de 80 mil multas foram aplicadas a condutores que utilizam o celular mesmo estando dirigindo. E o número pode ser ainda maior, conforme estatísticas, de cada dez mil pessoas que usam o celular enquanto dirigem apenas uma é flagrada.
O número de acidentes causados pelo uso do celular tem aumentado muito. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas ao celular e não conseguem desligar desse hábito quando estão dirigindo, ao atender ligações, acionar aplicativos e até para digitar mensagens. “Tirar os olhos do trânsito por apenas 2 ou 3 segundos é o suficiente para bater no carro da frente, mudar de pista, colidir com um objeto imóvel ou atropelar alguém. Em apenas 5 segundos, a 80 km/h o veículo percorre mais de 100 metros”, explica o especialista em trânsito e diretor do Portal, Celso Alves Mariano.
Como proceder?
O correto é, antes de dirigir, colocar o celular no modo silencioso, e não olhar para o celular, nem que seja “só para ver quem está chamando”, e retornar as ligações depois de parar. Se estiver aguardando uma ligação importante, procure primeiramente um local seguro para parar.