Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Denúncia: caminhão na calçada coloca pedestres em risco no Rio


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/10/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um exemplo corriqueiro, nas vias brasileiras, de falta de cidadania e respeito no trânsito. O motorista estaciona o seu caminhão na calçada e coloca em risco a segurança dos pedestres, que ficam sem espaço para transitar e precisam invadir a via destinada aos veículos. O flagrante da foto aconteceu na Avenida Itaoca, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

“O dono do caminhão estaciona todos os dias junto a cerca não deixando passagem para ninguém, acredito que quando alguém for atropelado o cidadão estacionará em outro local”, desabafa o internauta que enviou o flagrante.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,69 e remoção do veículo.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Guarda Municipal do Rio, responsável pela fiscalização no local, que enviou uma equipe do 2º Grupamento Especial de Trânsito (Zona Norte) até a Av. Itaoca, para checar a denúncia do leitor. Durante a fiscalização, os guardas municipais multaram 11 veículos flagrados estacionados sobre a calçada, incluindo um caminhão, cujo condutor também foi orientado a retirar o veículo do local.

A GM-Rio informa ainda que a população pode denunciar flagrantes de irregularidades de trânsito na cidade do Rio de Janeiro por meio da Central 1746, da Prefeitura, que funciona 24h.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *