Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Câmara rejeita prova para CNH fora do estado de residência


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/10/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Prova para CNHA Comissão de Viação e Transportes rejeitou proposta que autoriza o candidato à habilitação de motorista a realizar os exames em qualquer unidade federativa, independentemente do seu local de domicílio.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3856/12, do deputado Luis Tibé (PTdoB-MG). Como foi rejeitada em caráter conclusivo na única comissão de análise de mérito, a proposta será arquivada a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.

O relator original, deputado Luiz Argôlo (SD-BA), havia apresentado um relatório favorável ao texto, mas o relator substituto, deputado Diego Andrade (PSD-MG), optou, em seu parecer, pela rejeição da proposta.

Regras nacionais
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) determina que a habilitação seja concedida após exames realizados junto ao órgão ou entidade executivos de domicílio ou residência do candidato.

Segundo o autor, as normas relativas à aprendizagem e condução de veículos são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e, consequentemente, os estados e o Distrito Federal não podem criar regras próprias nesse processo.

Além disso, Luís Tibé destaca que a Carteira Nacional de Habilitação, apesar de expedida por órgãos estaduais, tem fé pública e equivale a documento de identidade em todo o território nacional.

Com informações da Agência Câmara

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *