Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cadeirinhas para crianças estão longe do ideal, segundo Proteste


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/11/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cadeirinha para criançasTeste mostra que modelos para crianças de 0 a 36 kg ainda precisam melhorar. Apesar disso, as crianças estão mais protegidas dentro do que fora desses assentos

A PROTESTE avaliou diversas cadeirinhas para crianças de 0 a 36kg e, como nos outros três testes, nenhuma chegou perto da nota máxima.

Na análise de impacto frontal, apenas três das 13 (das quais três não são vendidas no Brasil), Burigotto Touring SE3030, Lenox Casulo e Galzerano Coccon, todas da categoria bebê-conforto (0 a 13 kg), se saíram bem.

As dos outros grupos, somente o Bebe Confort Axiss (9 a 18kg) teve resultado aceitável, os outros produtos foram ruins.

Impacto frontal: três cadeirinhas colocam segurança em risco 

Houve grande deslocamento do boneco nos modelos Baby Style Cadeira 7000, Chicco Xpace e Galzerano Orion Master. Neste último, a parte traseira se rompeu perto do cinto de segurança da cadeirinha.

Na Baby Style 333, a presilha lateral quebrou, jogando o manequim bruscamente para os lados. Ocorreu muito movimento também com Chico Eletta e Nania Cosmo SP Ferrari.

Os resultados foram ainda piores no teste de colisão lateral, que ainda não é exigido pelo Inmetro para cadeirinhas vendidas no Brasil.

Tabela resultados

Apenas Bebe Confort protege adequadamente na colisão lateral 

A única com proteção aceitável foi a Bebe Confort Axiss. Nos modelos Burigotto Touring SE 3030 e Lenox Casulo, houve forte contato da cabeça do boneco com a lateral da porta. Os demais, ruins, tiveram um choque menos intenso. Para mais proteção, a cadeira deve ser instalada no centro do banco traseiro, caso o carro tenha cinto de três pontos, pois o cinto abdominal não a prende com firmeza.

Modelos da Baby Style são fracos em instalação e colocação 

A mais complicada de instalar foi a Baby Style 333, pelas dificuldades em passar o cinto pelos caminhos e ajustá-lo. Os resultados melhoraram ao colocar a criança na cadeirinha, em que Baby Style Cadeira 7000 e Galzerano Orion Master exigiram mais força para bebês mais pesados.

Criança estará mais segura na cadeirinha do que fora dela

Apesar de as cadeirinhas precisarem melhorar, as crianças sempre estarão mais protegidas dentro delas do que de fora. Acesse os resultados do teste aqui e veja aqui todos os modelos testados até hoje.

Fonte: Proteste

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *