Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Atitudes de motoristas que podem evitar acidentes com ciclistas


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Convívio entre motoristas e ciclistasO bom convívio entre os usuários do trânsito é uma das melhores formas de evitar conflitos e até mesmo acidentes. Quando se fala em motoristas e ciclistas essa regra é fundamental para um trânsito mais seguro.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), as bicicletas, por sua maior fragilidade, têm preferência diante dos carros. Caso o motorista ameace a segurança de ciclistas ou pedestres, ele pode ser enquadrado no artigo 170 e terá, além da multa de R$ 191,54, o veículo retido e o direito de dirigir suspenso.

O Portal do Trânsito cita algumas dicas de convívio dos motoristas com os ciclistas que podem evitar acidentes.

Motoristas

É obrigatório ao motorista respeitar a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar ciclistas. Tirar “finas” dos ciclistas pode assustá-los e provocar quedas ou acidentes mais graves.

 Não usar buzinas para alertar ciclistas, eles percebem a presença do carro através do som do motor. A buzina pode intimidar o ciclista, levando-o a atitudes imprevisíveis.

 Respeitar a preferência do ciclista ao fazer a conversão em alguma via. Se o motorista estiver atento, ele pode desacelera aos poucos o veículo para permitir que o ciclista cruze a via em segurança.

 Não ultrapassar o ciclista em alta velocidade, isso pode desequilibrar o ciclista.

 Ter cuidado e muita atenção ao mudar de faixa, sair de imóveis ou estacionamentos e abrir a porta do carro. O uso dos retrovisores é essencial.

 Sempre utilizar o pisca-pisca. A comunicação entre os usuários da via é feita através dessa sinalização. Não há como o ciclista ou o pedestre prever as mudanças dos veículos.

Ciclistas

Sempre que houver ciclovias, ciclofaixas, ou acostamento, o ciclista deve utilizá-los.

É proibido trafegar de bicicleta nas calçadas. Se for usá-las, o ciclista deve descer da bicicleta e empurrá-la, igualando-se aos pedestres.

Os ciclistas também devem respeitar a sinalização do trânsito, como semáforos e preferenciais.

Nunca transitar na contramão.

O ciclista também precisa, através de gestos, sinalizar suas mudanças de trajetória.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Elizabete
    23/05/2023 às 15:49

    Se cada um fizesse a sua parte, o trânsito melhoraria muito. Existe muita negligência no trânsito tanto com motoristas de carros e motos, ciclistas e até mesmo pedestres.

  • Bruno Alves
    24/05/2023 às 16:23

    Muito bom trabalho, precisamos ser mais compreensivos no trânsito ainda mais com as bicicletas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *