Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

40% dos motoristas brasileiros não comparecem aos chamados de recall


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/08/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Recall de veículosA tecnologia, principalmente no setor automobilístico, vem avançando ano após ano. Porém, falhas e defeitos são comuns e por esse motivo as empresas utilizam os recalls para chamar os consumidores a reparar esses problemas. No caso dos carros, esses defeitos podem ser graves e, em alguns casos, chegam a comprometer a segurança do motorista, passageiros e outros usuários do trânsito.

Mesmo sabendo dessa importância, muitos proprietários não comparecem as chamadas de montadoras, prejudicando o bom funcionamento do veículo. Segundo o Ministério da Justiça, no Brasil a cada recall até 40% dos motoristas não comparecem às montadoras para solucionar o problema.

Desde 2011 é possível verificar no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através do número Renavam, se o veículo passou por algum recall e se compareceu para resolver o defeito.  Os carros que não atenderem ao recall ficarão registrados no sistema, possibilitando, por exemplo, que o próximo proprietário do veículo tenha essa informação antes de adquiri-lo.

Para os consumidores que comparecerem ao chamado, é aconselhável guardar o recibo do recall, que poderá ser usado futuramente como comprovante.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *