16 de dezembro de 2025

Revisão no carro é fundamental antes de pegar estrada


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h55
Ouvir: 00:00

Com a proximidade das férias de final de ano, muitas pessoas aguardam ansiosas o momento de pegar a estrada e aproveitar a época de festas, mas para evitar tragédias no trânsito é necessária a revisão do veículo antes de viajar.

Numa revisão veicular itens como, freios, amortecedores, faróis, extintor, estepe, macaco, entre outros, são verificados para se ter a certeza de que estão perfeitas condições de uso.

De acordo com Douglas Fialho, proprietário de um auto center em Cuiabá, muitas pessoas não fazem a revisão antes de viajar por não notarem nenhum problema no carro. “Em muitos casos não se percebe um problema de freio, por exemplo, de imediato, mas depois de pegar a estrada e percorrer uma certa distância os problemas podem aparecer e tomar uma dimensão muito maior, ocasionando inclusive um acidente”, enfatiza.

Além do aspecto da segurança, uma boa revisão no carro antes de viajar pode evitar prejuízos, já que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ‘conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante’ constitui infração grave passível de multa e retenção do veículo.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *