Publicado em 25 de maio, 2017 as 11h25.

Colégio Humboldt compartilha projeto de educação no trânsito com escolas da rede pública e particular

MobileKids será entregue às instituições públicas e particulares da Zona Sul, no próximo dia 10/05, para que a conscientização no trânsito seja trabalhado com os alunos

Por Mariana Czerwonka.

Colégio Humboldt
Professores e coordenadores das 64 escolas públicas retiram as cartilhas Mobile Kids no Colégio Humboldt. Foto: Divulgação.

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), lançou o MobileKids, projeto de educação no trânsito para crianças de 4 a 10 anos – uma iniciativa do Grupo Daimler, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e a Universidade de Koblenz – Landau. O material didático, que foi traduzido para o português e adaptado à realidade do trânsito brasileiro pelo Colégio Humboldt, será compartilhado com 64 escolas públicas e 58 escolas particulares, que fazem parte da Região Sul 3, com o objetivo de integrá-lo às atividades pedagógicas dessas instituições.

Engajando-se na campanha da ONU – programa na qual líderes de todo o mundo se comprometeram a propor ações para reduzir a mortalidade no trânsito – cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano -, o Colégio, em parceria com empresas parceiras do Detran SP, deu início em 2013 ao programa AutoHumboldt para conscientizar crianças e adultos sobre os perigos no trânsito. Na época, a Mercedes-Benz, também apoiadora do AutoHumboldt, cedeu ao Colégio o MobileKids, no idioma alemão – desde então o material é utilizado como ferramenta pedagógica junto ao alunos.

“O MobileKids é uma iniciativa global e desenvolvido com a ajuda de especialistas, com o objetivo de tornar temas relacionados à segurança no trânsito e prevenção de acidentes, na rotina diária de pais e filhos. Juntos, adultos e crianças podem garantir mais segurança nas estradas e ruas, e em sua mobilidade diária”, diz Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.

“A presença internacional da Daimler permite adaptar o MobileKids às necessidades nacionais específicas e implementá-lo junto aos parceiros locais. O MobileKidsutiliza um conceito universal para crianças em todo o mundo com uma ideia simples: MobileKids é para ser divertido – porque é assim que as crianças retêm o que aprendem e vivenciam”.

“90% dos acidentes são causados por fator humano, como por falta de atenção, imperícia e imprudência. Pensamos que um escopo de ações por meio da educação poderia intervir nessa questão”, explica Octavio Guazzelli, membro da Sociedade Escolar Barão do Rio Branco (SEBRB) – mantenedora do Colégio -, um dos precursores do AutoHumboldt e que acompanhou todo o processo de implementação do MobileKids no Colégio. OMobileKids contém uma série de ensinamentos para que sejam replicados tanto em sala de aula como fora dela. De acordo com Guazelli, as escolas da Região Sul 3 terão um material amplo e acessível de educação no trânsito. “A mobilidade urbana está inserida na vida do aluno. O objetivo é capacitá-lo para que ele use com atenção a bicicleta, seja um pedestre consciente e respeite as regras no tráfego. Se educarmos uma criança a partir dos 4 anos, teremos um adulto altamente capacitado, seguro e consciente para a sociedade”, conclui Guazelli.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) de 2016, o número de multas por uso de telefone móvel ao volante cresceu 43% nos últimos cinco anos em São Paulo.

As informações são da Assessoria de Imprensa

 

No tópico: Comportamento