Publicado em 15 de setembro, 2017 as 08h18.

V Open Fórum Trânsito e Transformação, em Curitiba, debate soluções para a mobilidade urbana

Esta edição contará com a I Feira de Ideias - Soluções em Mobilidade e Segurança Viária

Por Assessoria de Imprensa.

Open Fórum
Foto: Divulgação.

O Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (CIFAL Curitiba), o Instituto Renault e a Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A (ECOVIA), promovem no dia 19 de setembro, no Campus da Indústria – Curitiba, a quinta edição do Open Fórum Trânsito e Transformação.

A parceria busca um objetivo para o bem comum: reunir especialistas, formadores de opinião e autoridades para encontrar soluções aos problemas viários do país, considerando que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhões de vidas por ano são encerradas precocemente devido a acidentes de trânsito e que em 2030 essa será a quinta maior causa de morte em todo o mundo.

Outros indicadores mostram a necessidade de buscar soluções para os problemas viários. De acordo com o Banco Mundial, a América Latina e o Caribe (ALC) têm as maiores taxas de mortes ligadas ao trânsito per capita no mundo, matando 122.000 pessoas por ano, custando à região US$18,9 bilhões por ano (cerca de 1,5% do PIB).

Reconhecendo a urgência dessa problemática, em 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011-2020 como a Década de Ação para Segurança Viária, que tem como objetivo reduzir pela metade o número de mortes provenientes de incidentes viários, introduzindo estratégias de segurança viária focadas nos governos nacionais e subnacionais.

O V Open Fórum Trânsito e Transformação para contribuir com soluções para o cenário, contará com palestras e debates que serão mediados por Mira Graçano (jornalista e coach com formação em análise transacional) além da I Feira de Ideias –  Soluções em Mobilidade e Segurança Viária. A Feira será constituída pelas melhores ideias de produto/solução/estratégias que contribuam para a melhoria das condições de mobilidade e segurança viária nas cidades brasileiras, que foram desenvolvidas por estudantes universitários e estudantes de nível médio e técnico.

A atividade é gratuita, as vagas são limitadas e estão disponíveis neste link.

No tópico: Eventos