Publicado em 24 de setembro, 2017 as 12h35.

Futuro da Psicologia de Trânsito é discutido em evento

Por Mariana Czerwonka.

Dias 22 e 23 de setembro a cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, sediou o II Congresso Valeparaibano de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes e II Simpósio de Psicologia do Trânsito, com o tema “Gestão de trânsito e os novos rumos da Psicologia de Trânsito”.

Diversas entidades e profissionais da área participaram da série de painéis e mesas de debates, além de reuniões que definiram ações do setor: Juliel Modesto de Araújo, pelo Movimento Voz do Trânsito e coordenador do evento, Ailton Brasiliense Pires, da ANTP, Luciana Viana, Diretora de Trânsito de Pindamonhangaba, Clarice Pimentel Paulon, pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Fernanda Magano, pelo Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, Andreia Nascimento, do Conselho Federal de Psicologia, Aparecida Pires, educadora, e Julyver Modesto de Araújo, renomado especialista e autor de várias publicações sobre Legislação de Trânsito e Presidente da  ABPTRAN.

Ao todo, representantes de sete estados brasileiros participaram: São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo. Os especialistas de outras áreas que participaram como convidados especiais, manifestaram-se sobre a importância da psicologia de trânsito para uma mobilidade mais segura e humanizada.

O Diretor do Portal do Trânsito, Celso Alves Mariano, participou ativamente da agenda do primeiro dia. Foi mestre de cerimônias, proferiu palestra, fez transmissões ao vivo no Facebook do Portal do Trânsito e gravou um bate-papo com Julyver Modesto de Araújo, um dos mais respeitados estudiosos da legislação de trânsito brasileira, sobre o atual e o futuro cenário da legislação de trânsito brasileira.

  • Celso Alves Mariano

    Incrível esta história da pasta de transparências em acetato. Talvez não tenhamos toda a dimensão do quanto o trabalho e os produtos da Tecnodata Educacional, há 20 anos, quando da implementação do CTB, foi marcante na vida profissional de quem enfrentou a grande mudança trazida pelo novo código. Obrigado Julyver! Obrigado a todos que nestes anos todos depositaram confiança no nosso trabalho!