Publicado em 28 de setembro, 2017 as 17h14.

Educação para o Trânsito: dever e responsabilidade

Por Eliane Pietsak.

*Eliane Pietsak

Exemplo dos pais
Foto: Freeimages.com

Educação para o Trânsito é dever apenas do Estado? A minha resposta é não, e tenho certeza de que muitos concordarão comigo.

A Educação para o Trânsito começa em casa. Assim como toda Educação deve começar em casa. Sim, é nossa responsabilidade como pais! E nós somos os primeiros educadores dos nossos filhos.

Educamos toda a família quando nos recusamos a movimentar o veículo enquanto todos os seus ocupantes não estiverem adequadamente acomodados com cintos de segurança atados, cadeirinhas, assentos de elevação, bebê conforto.

Educamos quando nos recusamos a transportar, em nosso veículo, mais pessoas do que é possível e permitido, quando não atendemos o celular, quando respeitamos a velocidade das vias, quando sinalizamos, quando não agredimos verbalmente outros integrantes do trânsito, quando não reagimos às provocações, quando não permitimos que qualquer pessoa não habilitada conduza um veículo, quando não bebemos antes de dirigir. Quando monitoramos e proibimos nossos filhos de beber e dirigir ou pegar carona com quem tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Educamos também quando, em qualquer lugar que seja, não conduzimos crianças abaixo da idade permitida no banco da frente ou no colo, deixando que ela “brinque” com o volante! Seja na rua, dentro de clubes (isso é uma barbaridade, acontece com muita frequência!), em condomínios…mesmo acreditando que é “pertinho e nada vai acontecer…” A cultura do “nunca vai acontecer comigo”.

Educamos quando tomamos atitudes corretas, não com receio de punição, ou porque o “guarda vê”, mas por acreditar nelas, por entender as consequências. Precisamos parar de terceirizar a responsabilidade que nos cabe.

Precisamos lembrar que educação é exemplo: é muito mais do que apenas transmitir conhecimento. Educação é responsabilidade.

O correto é agir corretamente!

* Eliane Pietsak é pedagoga, especialista em trânsito, e atualmente é colaboradora da Tecnodata Educacional.

No tópico: Comportamento

Tags: , , .