Publicado em 21 de junho, 2017 as 08h28.

O que fazer ao avistar o sinal amarelo? Esse foi o tema do “Nós do Trânsito”

Por Mariana Czerwonka.

O que fazer diante do semáforo amarelo não deveria ser dúvida para nenhum condutor. Mas é. E muito estresse e acidentes acontecem por conta disso.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar a mudança de sinal, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo. Mas, às vezes, é necessário usar o bom senso.

“É preciso analisar vários aspectos na hora de parar, para não colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros. O tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento, o horário, para então decidir com segurança”, diz Celso Mariano.

Esse foi o tema do “Programa Nós do Trânsito”, que vai ao ar toda segunda-feira, às 19h30, no Youtube. O especialista Celso Mariano conversa com o Doutor em História Rodrigo Santos em um videocast que se propõe analisar, discutir, opinar e contribuir para desatar os nós do trânsito.

  • Brasilio Brito

    Na minha opinião não deve haver muita dúvida quanto a isto. Quem trafega na velocidade correta para a via e atento aos sinais, jamais terá problemas ou dúvidas quanto a parar ou não. Alliás sinal amarelo só deve ser ultrapassado quando a mudança de sinal se der quando ja estivermos adentrando à área de cruzamento, de forma que possamos cruzar a via oposta antes que o mesmo se torne vermelho. Fora disto são os apressadinhos que aceleram antes visando “ganhar tempo” e acabam causando acidentes gravíssimos.