05 de maio de 2025

É possível dirigir aos 16 anos no Brasil?


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/12/2016 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h31
Ouvir: 03:15

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que é a lei que estabelece as normas do trânsito no Brasil, diz que, para se habilitar como condutor é necessário ser penalmente imputável (ter 18 anos completos), saber ler e escrever, possuir documento de identidade e possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF. A legislação não prevê nenhuma exceção para esse caso, por esse motivo é proibido tirar a habilitação aos 16 anos no Brasil.

Quem dirige sem ter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, ou PPD – Permissão Para Dirigir está cometendo uma infração gravíssima, passível de multa (R$ 880,41) e retenção do veículo. Já os adolescentes flagrados conduzindo veículos, estão sujeitos ao cumprimento de medidas socioeducativas. Seus pais ou responsáveis, também.

Pesquisa realizada pela Volvo, em 2007, revelou que 42% dos jovens entre 16 e 25 anos dirigem carros sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 48% deles de cidades do interior. Além disso, 76% deles dirigem motos sem CNH. Entre os entrevistados, 21% dos jovens já estiveram envolvidos em acidentes de trânsito.

Muitos jovens argumentam que se é permitido votar, deveria ser permitido dirigir com 16 anos.

“Ao votar, não é você quem, diretamente, estará determinando os rumos da cidade, estado ou país. É responsabilidade indireta. Já ao conduzir um veículo, a pessoa age diretamente e suas atitudes serão decisivas para a segurança ou para o risco. É responsabilidade direta”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Fábio de Cristo, psicólogo, coordenador da Rede Latino-Americana de Psicologia do Trânsito e autor do livro Psicologia e trânsito – Reflexões para pais, educadores e (futuros) condutores, diz que é aceitável que o jovem inicie o processo de habilitação apenas aos 18 anos, pois, “além do aspecto legal, nessa idade, supõe-se que o indivíduo já desenvolveu aspectos psicológicos importantes na condução de um veículo (por exemplo, atenção aos estímulos da via) e estaria com maturidade psicológica para lidar com esta responsabilidade (por exemplo, as pressões do trânsito e com possíveis situações difíceis, como acidente)”, exemplifica.

Nós do Trânsito

No 13º programa da série “Nós do trânsito”, o Doutor em História Rodrigo Santos e o Especialista Celso Mariano abordaram o tema e explicaram o motivo dessa norma brasileira. “O assunto merece ser mais debatido, pois culturalmente a CNH é vista como mais um documento obrigatório e de direito do cidadão, como o RG, o CPF ou o Título de Eleitor, diminuindo de forma considerável a percepção da responsabilidade de se tornar um condutor”, explica Mariano.

Se você perdeu, veja agora:

* O Programa “Nós do Trânsito” volta em janeiro com conteúdos inéditos.

3 comentários

  • RODRIGO CORDEIRO CAVALCANTE
    28/11/2023 às 10:44

    Deveria ser correto fazer aos dezesseis(16) anos, pois vc n faz e nem decide um pais mais o seu voto colaca o uma pessoa la para fazer. O que dois anos faz de diferença na vida jovem, na minha não muda nada. Pois tem jovem de (16)anos mais responsaveis do muitos de (40) anos nesse País e assim como em outros. Porque não copiam o modelo norte-americano, de Hanilitação IPVA e Documentção de veiculo.

    • Giulia
      16/03/2025 às 00:11

      Poisé pode se ter muitos jovens mais responsáveis que adultos de 40 anos
      Mas você já deu uma olhada nas estatísticas e dados
      Podem não ser 100% confiáveis mas sempre chegam em uma resposta mais perto da realidade De acordo com estudos e dados estatísticos, os adultos de 40 anos tendem a ter uma maior maturidade e responsabilidade no trânsito em comparação com os jovens de 16 anos. Aqui estão alguns dados que comprovam isso:

      Taxa de Acidentes
      – De acordo com o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), nos Estados Unidos, a taxa de acidentes fatais por milhão de veículos é significativamente maior para os motoristas de 16 a 20 anos (35,4%) em comparação com os motoristas de 40 a 44 anos (14,1%). [1]
      – No Brasil, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2020, a taxa de acidentes fatais por 100.000 habitantes foi de 34,6 para os motoristas de 16 a 20 anos, enquanto que para os motoristas de 40 a 44 anos foi de 14,1. [2]

      Comportamento de Risco
      – Estudos mostram que os jovens de 16 anos tendem a se envolver em comportamentos de risco, como dirigir sem cinto de segurança, usar o celular enquanto dirige ou exceder a velocidade permitida. [3]
      – Em contraste, os adultos de 40 anos tendem a ter um comportamento mais prudente e responsável ao volante.

      Experiência e Habilidades
      – Os adultos de 40 anos tendem a ter mais experiência e habilidades de direção, o que os torna mais capazes de lidar com situações complexas no trânsito. [4]
      – Além disso, os adultos de 40 anos tendem a ter uma melhor compreensão das regras de trânsito e das normas de segurança.

      Esses dados e estudos mostram que, em geral, os adultos de 40 anos tendem a ter uma maior maturidade e responsabilidade no trânsito em comparação com os jovens de 16 anos.

      Referências:

      [1] National Highway Traffic Safety Administration. (2020). Traffic Safety Facts: Young Drivers.

      [2] Departamento Nacional de Trânsito. (2020). Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito.

      [3] Centers for Disease Control and Prevention. (2020). Teen Drivers: Fact Sheet.

      [4] American Automobile Association. (2020). Driver Improvement.

  • Giulia
    16/03/2025 às 00:15

    Aliás
    Jovens podem ter sim mais responsabilidade e mais maturidades quem muitos adultos
    Mas tome cuidado com do que se trata o assunto
    Em algumas questões, hoje em dia muitos jovens são muito mais maduros que adultos
    sim, porém nesta questão de trânsito, não só apenas uma dado mas muitos dados não só aqui do Brasil comprovam que é sim muito arriscado jovens desta idade dirigir
    Talvez se fossemos treinados aos poucos para ganharmos experiência básica o mais cedo possível, dentro de padrões seguros
    Talvez seria possível dirigir com está idade

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *