Publicado em 26 de setembro, 2018 as 08h22.

Celso Mariano e Rodrigo Santos conversam sobre a poluição ambiental no trânsito

Por Mariana Czerwonka.

Desde a Grécia antiga até a década de 1960, o homem era o ser soberano, que sobrepujava a natureza. A natureza nos servia. A partir daí… nada mudou muito, a bem da verdade. Mas pelo menos a intenção de respeitar a natureza, a partir de uma compreensão de como ela funciona, começou. O planeta não cresce. A poluição sim. E poluição que vem do trânsito é altamente impactante nos meios urbanos. Insistir na fabricação de veículos com motores à explosão atende interesses conflitantes com a defesa do meio ambiente.

Mas tecnologias alternativas, com motores elétricos, híbridos, com celular de hidrogênio, etc, já existem há um bom tempo. Ou seja, ficar torrando combustível fóssil não renovável, não é mais imperativo, do ponto de vista técnico. Já do ponto de vista econômico… Existe um parque industrial gigantesco, no mundo todo, preparado para produzir motores a explosão. Então…

O Programa

O programa “Nós do trânsito” é um bate-papo descontraído, sobre um assunto muito sério, produzido pelo Portal do Trânsito e pela Tecnodata. O Doutor em História Rodrigo Santos conversa com o Especialista em Trânsito Celso Mariano em um videocast que se propõe analisar, discutir, opinar e contribuir para desatar os nós do trânsito.

Toda segunda-feira, no Youtube, uma nova edição do programa trará assuntos atuais e temas polêmicos com um tom extrovertido, transformando assuntos, às vezes muito complexos, em uma conversa agradável, de fácil entendimento e altamente educativa.