Publicado em 26 de julho, 2017 as 08h17.

Celso Mariano e Rodrigo Santos conversam sobre o perigoso uso de drogas no trânsito

Por Mariana Czerwonka.

Infelizmente o uso de drogas- lícitas e ilícitas- é muito comum em todos os níveis na nossa sociedade.  Neste programa a discussão girou em torno de um dos maiores desafios para um trânsito seguro: condutores com percepções, capacidade de reação, e comportamento alterados pelo uso de substâncias tóxicas. O uso de álcool, drogas ilícitas ou mesmo de medicamentos sem respeito as orientações médicas, é um dos maiores nós do trânsito.

“O problema é grave e existe mesmo. Fontes afirmam que chega a 40% o número de resultados positivos para uso de drogas nos exames toxicológicos realizados por condutores da categoria C, D e E, que é obrigatório no Brasil”, afirma Celso Mariano, especialista em trânsito.

O Programa

O programa “Nós do trânsito” é um bate-papo descontraído, sobre um assunto muito sério, produzido pelo Portal do Trânsito e pela Tecnodata. O Doutor em História Rodrigo Santos conversa com o Especialista em Trânsito Celso Mariano em um videocast que se propõe analisar, discutir, opinar e contribuir para desatar os nós do trânsito.

Toda segunda-feira, no Youtube, uma nova edição do programa trará assuntos atuais e temas polêmicos com um tom extrovertido, transformando assuntos, às vezes muito complexos, em uma conversa agradável, de fácil entendimento e altamente educativa.

 

 

  • Fernando Pedrosa

    Muito bem abordada a questão. De fato, o consumo de drogas no transporte de carga rodoviária é um problema muito sério de saúde e de segurança da circulação viária e exige medidas preventivas de amplo espectro. O alerta sobre as “drogas com receitas” foi muito oportuno e deve ser uma preocupação constante de todo e qualquer condutor.