Publicado em 12 de junho, 2017 as 08h26.

Detran traz história real para falar com jovens neste Dia dos Namorados

Por Mariana Czerwonka.

Dia dos Namorados
O novo vídeo do Detran, produzido com a Secretaria de Estado da Comunicação Social, faz parte de uma campanha extensa que deve abordar grandes datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Foto: Divulgação

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lança um novo vídeo da série “Dias Inesquecíveis”, parte de campanha publicitária que fala sobre amor, presentes e momentos especiais. Mas, neste ano, o Departamento chama a atenção dos casais para o cuidado com a vida, e traz a história real de Amanda Kothwitz, de 21 anos, moradora de Prudentópolis.

“Meu namoro com o Will foi a melhor fase da minha vida, nos apaixonamos, fomos morar juntos e eu engravidei. No dia 18 de maio de 2015, aniversário dele, estávamos muito felizes porque estávamos na nossa casa, com nosso filho. O Arthur estava com quatro dias e essa era a nossa nova vida”, conta Amanda.

“Naquele dia ele saiu para trabalhar em um evento, em outra cidade. Era madrugada e, no caminho, um motorista de ônibus, que estava em alta velocidade, não conseguiu fazer uma curva. O ônibus invadiu a pista contrária e bateu de frente com o carro do Will”, lembra.

Willington Luís de Oliveira Brum da Fonseca tinha 26 anos no dia do acidente e a história escolhida pelo Detran revela uma parte do sofrimento de milhares de famílias brasileiras. Dados do Seguro DPVAT mostram que o trânsito já é a segunda principal causa de mortes de jovens no Brasil e 28% das indenizações pagas por morte, invalidez permanente ou despesas médicas no país são para pessoas com entre 25 e 34 anos.

 

Campanha

O novo vídeo do Detran, produzido com a Secretaria de Estado da Comunicação Social, faz parte de uma campanha extensa que deve abordar grandes datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. A primeira peça foi lançada em maio, para o Dia das Mães.

“A ideia é usar estas datas para lembrar que não existe presente maior que o cuidado com a vida. Dirigir com responsabilidade e segurança é pensar em quem amamos e saber, ainda, que o motorista do carro ao lado também tem uma família. Nossas ações no trânsito nunca são individuais, os impactos são sempre coletivos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Desde 2011, o Departamento investe em campanhas de grande impacto e em ações de longa duração. “Só no ano passado registramos cerca de 28 mil vítimas de acidentes no Estado. O Governo do Paraná acredita e investe em educação para o trânsito e os resultados têm sido positivos”, acrescenta ele.

As informações são do Governo do Estado do PR