Publicado em 14 de março, 2017 as 16h25.

Campanha conscientiza pais sobre as regras de trânsito do estacionamento em colégio de SP

Iniciativa é uma ação voluntária dos pais para orientar sobre a melhor utilização do estacionamento do Colégio Humboldt

Por Mariana Czerwonka.

Campanha na escola
Os pais utilizaram cartazes, panfletos e se revezaram dentro do estacionamento, por exemplo, na faixa de pedestre. Foto: Divulgação

Um grupo de pais, membros da Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, iniciou de forma voluntária, no mês de fevereiro, uma campanha de conscientização no trânsito e de regras do uso da área interna do estacionamento do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP). Esta mobilização, por iniciativa própria, visa a uma ação de pai para pai para ajudar nas orientações. O trabalho foi realizado em conjunto com o Colégio, que abraçou a ideia e deu todo apoio para que esta campanha acontecesse.

De acordo com Karine Kunst, uma das líderes da campanha, a ação começou em um grupo de pais por meio de um aplicativo, que discutiam sobre algumas melhorias no restaurante e estacionamento do Colégio e, posteriormente, fizeram outro grupo específico apenas sobre o estacionamento, com pais da Educação Infantil até o Ensino Médio. “O objetivo é o de orientá-los sobre a hora de ir deixar e buscar os filhos no Colégio. Explicamos, por exemplo, qual o local correto de vagas exclusivas de pais; que o Pit Stop precisa ser respeitado e sobre a boa utilização do espaço”, ressalta. “No início do ano, tem muito pai que acabou de matricular o filho e não tem o conhecimento das regras e do bom uso do estacionamento”.

Estes pais utilizaram cartazes, panfletos e se revezaram dentro do estacionamento, por exemplo, na faixa de pedestre, no Pit Stop e próximo às vagas reservadas a colaboradores e sócios, para esclarecer aos demais sua correta utilização e conscientizá-los sobre a campanha. “Iniciamos o projeto para explicar como funciona; vamos fiscalizar, com filipetas amarelas (semelhante às da CET), os pais que estacionam em lugares errados ou que cometem alguma infração. Após o Carnaval, continuaremos com a campanha”, explica.

Cínara Belter Costa, mãe voluntária, também líder do projeto, conta que foi feita uma reunião para preparar os próximos passos e que estão montando um cronograma para trabalhar na campanha durante todo o ano. “Queremos também envolver a direção pedagógica e todos os colaboradores do Colégio. Já na primeira semana de intervenção, percebemos que todos cometem alguma infração. Por isso temos que ir além”, pondera.

Ela diz também que a ideia é incluir os alunos no processo. “O envolvimento das crianças é muito bom. Eles prestam atenção na rua também, e isto pode auxiliá-los a se tornarem cidadãos preocupados com estas e outras questões relacionadas à cidadania, civilidade e boa convivência, pois em uma sociedade sempre deve haver respeito às regras para que todos possam ser beneficiados”, diz.

“Nós que estamos lidando com o projeto também somos pais e temos nossa pressa, nossos compromissos e nos atrasamos também. A regra é para todos os pais e para nós, sempre pensando no bem comum”, reforça Cinara.

“No final do dia, nos reunimos com os outros pais para avaliarmos a campanha e, até o momento, tudo foi positivo. Percebi que as pessoas prestavam atenção para ver se estavam estacionando dentro da faixa, por exemplo. Queremos que seja uma atitude para o ano todo”, avalia. “Até as crianças nos ajudaram e fomos elogiados pelos funcionários do Colégio”, conclui Karine.

No começo do ano, o Colégio fez a campanha de distribuição de panfletos com as regras do estacionamento, que faz parte do projeto AutoHumboldt, este que conta com o apoio da Mercedes-Benz, parceira do colégio de longa data, que promove ações educativas sobre trânsito para conscientizar crianças e adultos e torná-los pedestres e motoristas conscientes. Na semana seguinte, foram distribuídos os formulários para pais preencherem e ganharem o selinho de identificação que deve ser fixado no pára-brisa, para que o carro seja identificado na portaria do Colégio.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

As informações são da Assessoria de Comunicação