Publicado em 24 de outubro, 2016 as 08h01.

10 dicas do Portal para você ser uma pessoa melhor no trânsito

Por Mariana Czerwonka.

Atitudes positivas
Muitas pessoas têm atitudes no trânsito que jamais teriam em outro espaço.

O trânsito é um ambiente social marcado por conflitos e posturas negativas. Muitas pessoas têm atitudes no trânsito que jamais teriam em outro espaço. E essa é a causa de brigas, discussões e até mesmo acidentes.

As boas atitudes entre os usuários do trânsito têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas.

Para auxiliar o cidadão nesse processo, o Portal do Trânsito propõe um exercício. Praticar todos os dias boas atitudes, aprendendo a desenvolver e aprimorar alguns valores, que serão citados abaixo. A brincadeira é séria! Levando em conta e praticando essas dicas, você estará colaborando não apenas com o trânsito, mas com um mundo melhor.

Tenha respeito

Por ser um dos valores mais importantes, o respeito é a viga mestra dos relacionamentos. Várias são as atitudes que caracterizam as pessoas respeitosas: respeito pelo direito dos outros, pelas diferenças individuais, pela diversidade de opiniões, pelo ambiente e até por si próprio.

Atitudes no trânsito: Respeite o estacionamento para idosos e deficientes, a sinalização e as leis de trânsito. Não estacione em fila dupla e nem na frente da garagem de outras pessoas. Respeite as filas para conversão, etc.

Seja flexível

As pessoas têm interesses distintos. É preciso “jogo de cintura” para evitar conflitos e buscar soluções criativas para problemas criados pelos relacionamentos. Além disso, as pessoas mais flexíveis têm melhor capacidade de adaptação quando expostas a diferentes situações ou ambientes.

Atitudes no trânsito: dê a vez quando solicitado, desculpe alguém que cometeu um erro. Não brigue com o outro condutor que parou na sua frente para tentar estacionar em uma vaga na via, etc.

Esteja concentrado

Estar concentrado é fundamental para que o trânsito flua com segurança. Uma pessoa desatenta atrapalha e pode causar acidentes. Fique longe de tudo que possa causar distração.

Atitudes no trânsito: não utilize o celular ao volante, nem como pedestre, ciclista ou motociclista. Sempre sinalize suas intenções de manobra, tenha atenção quando o semáforo abrir.

Tenha bom senso e sabedoria

Qualquer situação ou problema tem mais de uma maneira de ser interpretado ou resolvido. O controle das situações está sempre na mão de quem age com bom senso e ponderação.

Atitudes no trânsito: não participe de brigas e desentendimentos. Se presenciar uma briga, acalme os ânimos. Pense sempre antes de agir, seja justo e mantenha a calma.

Seja humilde

Reconhecer os próprios erros, com humildade e simplicidade tem a propriedade de dissolver os desentendimentos na raiz. Entretanto, nos relacionamentos, poucos são aqueles que reconhecem seus próprios erros.

Atitudes no trânsito: ao cometer um erro, sempre peça desculpas. Tome cuidado com expressões utilizadas em uma conversa e com o tom de voz.

Tenha equilíbrio

Controlar o próprio temperamento é fundamental para quem quer, deseja e necessita desenvolver uma boa capacidade de se comunicar e negociar.

Atitudes no trânsito: compreenda atitudes incorretas do outro, não se descontrole quando se sentir lesado. Reflita antes de buzinar ou reclamar com alguém.

Pratique a empatia

Essa é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa para poder ver, ouvir e sentir através da perspectiva dela. Muito útil nos relacionamentos porque, ao demonstrar que sabemos como a pessoa se sente, muitas vezes as razões do conflito deixam de existir.

Atitudes no trânsito: ao avistar um ciclista, ou um pedestre, se coloque no lugar dele, perceba suas dificuldades. Não julgue o outro, esse não é o seu papel.

Seja educado

Cultivar as boas maneiras, saber o valor da civilidade são atributos indispensáveis para quem sabe que o sucesso pessoal e profissional depende da qualidade dos relacionamentos.

Atitudes no trânsito: trate bem as pessoas, seja gentil.

Seja persistente

Para manter as qualidades necessárias aos bons relacionamentos é preciso utilizá-las continuamente. Uma ou outra vez apenas não basta, para isso é necessário ser perseverante, até que os resultados apareçam.

Atitudes no trânsito: pratique todas as dicas diariamente. Não desista.

Nos comentários você pode citar outras atitudes que contribuem com um trânsito mais seguro e humano. Participe!