Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Pequenas decisões no trânsito podem valer uma vida!


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/03/2015 às 03h00 Atualizado 02/11/2022 às 20h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Decisões no trânsitoDurante toda a nossa vida, tomamos decisões. Dentre oportunidades e escolhas, sempre temos algo a decidir, que roupa vestir, terminar ou não um namoro, o que comer, quanto gastar, que profissão seguir, etc. Sempre escolhemos uma dentre muitas alternativas para definir a ação a ser realizada.

Algumas são simples, outras não são tão fáceis assim. Sabemos que pequenas decisões podem mudar a nossa vida, e em muitos casos não há sorte ou acaso, depende de escolhermos a alternativa mais segura depois de analisar todos os fatores envolvidos nesse processo. Esse é o caso do trânsito.

Diferente de mudar a passagem de um avião e escapar por pouco de um desastre aéreo, no trânsito há muitos elementos que nos ajudam a tomar a decisão certa. Por exemplo, você vai pegar um ônibus para viajar, quando entra no veículo percebe o motorista cansado, ou então nos primeiros minutos de viagem percebe algum problema mecânico no veículo. Você pode optar por não seguir viagem e escapar de um acidente?

Outro exemplo, você está dirigindo seu carro e percebe que os freios estão fazendo um barulho diferente. Você pode decidir por não reparar o defeito naquele momento e sofrer um dano, talvez irreversível, ou trocar imediatamente antes de sofrer um revés. É uma pequena decisão que pode valer a sua vida.

No trânsito é assim, podemos escolher beber ou não antes de dirigir, usar ou não o celular ao volante, revisar ou não o veículo, ultrapassar ou não o caminhão que está à frente, enfim, todas as decisões que tomarmos em qualquer uma das situações citadas, pode ser um marco em nossas vidas.

Por que estou escrevendo sobre isso? Porque parece que as pessoas ainda não entenderam o valor de escolher a alternativa correta no trânsito. Quantas vidas seriam poupadas se por um minuto o causador de um acidente tivesse parado para pensar?

Esse post convida a todos nós para uma reflexão. Independente da sua religião, aproveite o dia de renascimento de Jesus e “nasça” novamente. Seja diferente, tome atitudes diferentes, valorize a sua vida, a de seu filho, de seu irmão, dos seus pais…Seja consciente de seus atos.

Cada um fazendo a sua parte, temos muita chance de vivermos em um mundo melhor. Feliz Páscoa!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *